O plástico é um dos materiais de embalagem mais onipresentes, mas também um dos maiores poluentes físicos em todo o mundo. A taxa atual de produção de plástico está superando a de reciclagem, deixando milhões de toneladas de plástico reciclável em aterros e corpos d’água em todo o mundo. Aumentar as taxas de reciclagem é difícil, especialmente em locais onde há poucas ou nenhuma máquinas de processamento. Além disso, mesmo quando a infraestrutura necessária está presente, é difícil incentivar indivíduos para reciclar.

Dave Hakkens, o fundador do projeto Precious Plastic, trabalhando com uma das máquinas que transformam o plástico reciclado em objetos reais
Dave Hakkens, o fundador do projeto Precious Plastic, trabalhando com uma das máquinas que transformam o plástico reciclado em objetos reais. Dave Hakkens/Facebook

No entanto, o designer holandês Dave Hakkens pensa ter encontrado uma solução para ambos os problemas – um curso aberto que fornece aos indivíduos interessados todas as ferramentas necessárias para abrir uma estação de reciclagem de pequena escala, desde o básico sobre plástico e os projetos das máquinas até tutoriais sobre a produção de mercadorias a partir do plástico reciclado.

Dave Hakkens construindo uma de suas máquinas recicladoras com empreendedores da reciclagem nas Maldivas. Dave Hakkens/Facebook
Dave Hakkens construindo uma de suas máquinas recicladoras com empreendedores da reciclagem nas Maldivas. Dave Hakkens/Facebook

Todas essas informações estão no site Precious Plastic e são gratuitas. Dave promete que elas serão gratuitas para sempre e incentiva a divulgação de todos os recursos encontrados no site. A ideia é tornar possível para qualquer um, que viva em qualquer lugar do mundo, reciclar plástico e incentivar outras pessoas a fazê-lo, transformando a reciclagem em uma fonte de renda adicional.

Uma das partes mais difíceis em tirar o Precious Plastic do papel foi o desenvolvimento das máquinas reais, pois, para que o projeto funcione, elas têm que ser montadas a partir de materiais simples, facilmente disponíveis, e precisam ser fáceis de construir com a ajuda de uma pessoa “mãos na massa”. Isso fez com que Dave e o resto da equipe levassem dois anos para projetar o triturador, que rompe o plástico em pequenos flocos, e as três máquinas de produção que transformam os flocos de plástico reciclado em objetos reais.

Cabo de faca feito de plástico reciclado usando as máquinas do site do Precious Plastic
Cabo de faca feito de plástico reciclado usando as máquinas do site do Precious Plastic – Imagem Dave Hakkens/Facebook

Duas das maiores desvantagens do projeto são que neste momento uma grande parte da informação está disponível apenas em Inglês e o fato de que ele só pode chegar às pessoas que têm acesso à internet, e uma parcela significativa do público-alvo do Precious Plastic não dispõe desse acesso. A equipe já está trabalhando na primeira questão, colocando legendas nos vídeos do site em uma variedade de línguas com a ajuda da comunidade da internet.

Na verdade, “comunidade” é uma parte importante do projeto, pois não há nenhuma maneira de Dave antecipar todos os desafios que seus alunos de reciclagem podem encontrar ao longo do caminho. Por isso, ele criou vários fóruns onde eles podem conhecer uns aos outros, discutir idéias, partilhar as suas histórias e dar feedback.

O Precious Plastic ainda tem algum espaço para crescer, mas parece ser uma solução promissora para uma quantidade considerável de países em todo o mundo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here