Quem nunca se entreteve com as peças de montar do LEGO? A facilidade de encaixe e a possibilidade de fazer diferentes montagens são características inerentes ao tradicional brinquedo.

Smart Brick, uma criação da companhia Kite Bricks, utiliza uma técnica semelhante. Trata-se de um sistema composto por blocos de concreto que se fixam uns nos outros com auxílio de uma máquina robusta de encaixe. Podem montar várias construções, desde casas e edifícios até pontes e calçadas.

Mas antes de o sistema ser implantado, a edificação tem cada recinto criado em um ambiente virtual que calcula a quantidade exata de peças necessárias. Assim, o fornecimento dos blocos ocorre de acordo com o projeto.

Esse método de montagem inteligente poderá reduzir de forma significativa a compra de insumos, como areia, ferro e água. Além disso, os blocos possuem excelentes propriedades térmicas e contam com dutos para a passagem de fiação, além de serem mais fortes e resistentes do que os convencionais (podem até mesmo resistir a terremotos).

Segundo a empresa, a utilização do sistema pode levar a uma economia de até 50% do total das despesas associadas com a construção de um prédio de oito andares.

A utilização do Smart Brick ainda está em fase de projeto. No entanto, é possível ter uma ideia de seu funcionamento nesse vídeo:

Adaptado: [AEC]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here