Os robôs inteligentes chamados Kiva foram criados para movimentar cargas sem a interferência humana. Eles deslizam velozmente pelos armazéns, pesam cerca de 145 quilos e suportam até seis vezes o seu peso.

Estes incríveis ajudantes foram desenvolvidos pela Kiva Systems, fabricante de robôs adquirida pela Amazon por US$ 775 milhões, em 2012. Desde então, a empresa tem expandido o uso de robôs para automação em seus centros de distribuição.

A Amazon conta com mais de 15 mil robôs em seus principais centros. Tanto investimento em tecnologia é a medida que promete cortar os custos operacionais e entregar produtos mais rapidamente. O tempo de processamento de pedidos foi reduzido de mais de uma hora para até 13 minutos.

Funciona assim: o robô recebe ordens de um computador para buscar objetos num armazém. Um humano recebe o produto, embala e despacha. Após algum tempo de trabalho, o robô se encaminha a uma estação de recarga para reabastecer suas baterias.

O sistema pode tornar a movimentação de mercadorias até três vezes mais rápida em comparação com métodos tradicionais como o uso de empilhadeiras ou esteiras transportadoras. Os robôs reorganizam automaticamente o armazém, colocando os itens mais requisitados em áreas próximas.

Os robôs Kiva são usados, também, por outros grandes varejistas americanos como The Gap, Saks Fifth Avenue e Walgreens. Este vídeo do evento Wired Business Conference mostra Mick Mountz, CEO da Kiva (e ex-funcionário da Motorola e da Apple), explicando como funcionam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here