Trabalhar para ganhar dinheiro e economizar para um dia construir sua própria casa. Um imóvel próprio talvez seja o sonho mais comum à maioria dos brasileiros. Mas e se fosse possível construir sua moradia e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente? Sim, é possível.

Quem demonstrou isso na prática foi o pedreiro Ed Mauro Aparecido Morbidelli. Utilizando nada mais nada menos do que 11 mil garrafas PET, Ed colocou sua casa em pé na cidade de Extrema,em Minas Gerais.

A residência tem cerca de 100 metros quadrados. O alicerce é de pedra para evitar a umidade e tem a mesma largura das garrafas plásticas. Estas foram recheadas de terra e cimento para compor as principais paredes, mas a sustentabilidade do projeto não para por aí. O arrimo é de pneus usados e o acabamento foi todo feito em barro. O resultado alcançado em dois trabalhosos anos é uma casa eficiente, que armazena calor durante o frio e mantém o ambiente fresco em dias quentes.

Além de reaproveitar um grande volume de plástico que poderia ser descartado irresponsavelmente na natureza, a técnica empregada por Ed permite uma construção bem mais em conta. Se você já ergueu ou reformou uma casa, então sabe bem o quanto a conta pode fugir do controle por conta dos gastos com materiais tradicionais.

Será que essa iniciativa sustentável, econômica e eficiente apresentada por um pedreiro inovador não pode servir de exemplo por aí?

[VIA]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here