O Burj Khalifa, localizado na cidade-emirado de Dubai é o maior arranha-céu do mundo com seus 828 metros de altura. A construção conta com 160 andares habitáveis, área construída de aproximadamente 334.000 m² e possui o topo localizado a mais de 844 metros acima do nível do mar, graças à altitude do local em que se encontra. O Burj Khalifa pode ser visto com até 95 quilômetros de distância. Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004, sendo inaugurado no dia 04 de Janeiro de 2010.
Burj-Khalifa-beautiful
Fundação

A fundação é constituída por uma placa de concreto com cerca de 4 metros de espessura e volume total aproximado de 12,5 mil m³. Essa, por sua vez, é apoiada sobre 194 estacas de 1,5 m de diâmetro por 43 metros de profundidade. O concreto utilizado em sua confecção foi um auto adensável especial, que passou por uma série de testes para verificação do comportamento em condições específicas e em grande volume, antes da execução em si.

Estrutura

Sua estrutura foi feita em concreto armado de alto desempenho até o andar 156, sendo que acima, aplicou-se principalmente aço estrutural, o steel frame. Além disso, reforços pré-moldados foram utilizados nas paredes para fins de simplificação do processo construtivo. O arranha-céu conta ainda com três asas que apoiam seu núcleo, desempenhando a função de contraforte, o que permitiu uma estrutura relativamente estreita.

Além disso, essas asas ou seções fornecem um aspecto semelhante a um Y ao Burj Khalifa, o que, associado ao formato cônico da construção, ajuda a contrariar os fortes ventos e tempestades de areia da região, contribuindo com a estabilidade.

Fachada

A fachada é constituída por uma mescla de pele de alumínio e vidros de alto desempenho, os chamados cristais de revestimento, responsáveis por um isolamento térmico eficaz da edificação. Foi necessária a aplicação de cerca de 26 mil painéis, totalizando aproximadamente 170.000 m².

Acabamento

O revestimento interior do Burj Khalifa foi cuidadosamente pensado para refletir a cultura da região. Ele faz uso de materiais como vidro, pedra polida, estuque e texturas artesanais, que misturados com as mais de 1000 obras de arte adquiridas para adornar o local, cumprem perfeitamente seu papel.

Recordes mundiais:

• Edifício mais alto do mundo
• Maior estrutura independente do mundo
• Maior quantidades de andares em um edifício
• Mais alto andar ocupado no mundo
• Mais alta plataforma de observação ao ar livre no mundo
• Elevador que percorre a maior distância do mundo

Fonte [VIA]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here