O Japão irá testar o uso de turbinas submarinas que usarão correntes marinhas para gerar energia elétrica.

A iniciativa foi anunciada pela Toshiba, que desenvolveu o sistema a pedido da Organização de Novas Energias e Desenvolvimento Tecnológico Industrial do Japão, agência governamental que recebeu a tarefa de encontrar novas formas de geração de energia após o acidente nuclear na usina de Fukushima, em 2011.

“As turbinas irão testar a geração de energia elétrica em um ambiente real de oceano, em um projeto que deve durar até 2017”, diz a Toshiba em comunicado.

“A pesquisa deve provar a viabilidade da geração oceânica de energia elétrica e criar os parâmetros para uma indústria, além de contribuir na melhora da segurança energética do Japão”, afirma a empresa.

As turbinas serão instaladas na corrente de Kuroshio, que fica a alguns quilômetros da costa japonesa e é uma das correntes oceânicas mais fortes do globo.

Segundo a Toshiba, duas turbinas geradoras serão instaladas na região, ancoradas na plataforma continental (o “chão” do mar). Elas irão flutuar de acordo com o movimento das correntes, se comportando como uma espécie de “pipa submarina”.

As hélices não podem rodar acima de uma determinada velocidade, para não prejudicar a vida marinha. Ainda não se sabe, porém, o impacto que elas poderão ter no ecossistema local.

Fonte [VIA]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here