Os telhados brancos, são extremamente práticos e de baixo custo, para diminuir a temperatura nos ambientes, segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos.

Estudos comprovam que pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.
telhad

Para conscientizar a todos sobre a importância de combater o aquecimento global e incentivar as pessoas a pintarem seus telhados de branco foi lançado em 2009 a Campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) pela ONG Green Building Council que é entidade sem fins lucrativos, que auxilia o desenvolvimento da construção sustentável. Outra medida de incentivo foi aplicada na Califórnia, Estados Unidos, onde existe uma lei que exige que os prédios comerciais tenham os telhados pintados de branco.

Conheça as 5 Vantagens do telhado branco:

1. Diminuição das ilhas de calor
Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas urbanas as temperaturas podem variar de 1 a 6ºC a mais em comparação as áreas rurais próximas.

2. Diminuição da emissão de CO2
CO2 é a representação química do dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico), é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis (diesel, gasolina,  querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

3. Reduz o consumo de energia
Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhado branco, refletindo a radiação solar, há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que anteriormente para esfriar o ambiente.

4. Ajuda a refletir os raios solares
A cor branca reflete a radiação solar, reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a tinta, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.

5. Maior vida útil para os telhados
A aplicação é fácil, e logo após a aplicação pode sentir o efeito da diferença de temperatura. As tintas impermeabilizam e protegem os telhados, evitando a proliferação de fungos. Normalmente a manutenção é aplicar a cada 5 anos.

Não esqueça de utilizar uma tinta de boa qualidade, pois a cobertura está sempre sujeita à intemperes, e repintar muitas vezes deixa de ser sustentável.

O telhado branco é uma boa opção para quem tem telhado inclinado, podendo pintar as telhas. Para quem vai construir, ou tem uma laje, outra opção seria os telhados verdes, confira aqui as vantagens e desvantagens de um telhado verde.

Fonte: [SustentArqui]

3 Comentários

    • Realmente ficou confuso, vou complementar aqui para você:

      Como consequência, o consumo de energia ligado à refrigeração dos ambientes (ar-condicionado e ventiladores) diminui entre 20% e 70%, o que, por sua vez, reduz a emissão de CO2 na atmosfera.
      Para cada 100 m² de superfícies pintadas com cores claras, há uma compensação de 10 toneladas na emissão de gás carbônico (CO²), principal responsável pelo aquecimento do planeta.

      Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here