Para muitos, obter um diploma de engenharia é como ganhar um bilhete de carreira premiada pois, na maioria das vezes, é a oportunidade de ganhar um salário bem considerável e garantir a tão sonhada independência financeira. Mas, antes do valioso diploma, há uma série de degraus a serem vencidos durante a faculdade de Engenharia – sinônimo de algumas noites sem dormir e alguns períodos de pânico antes das provas de cálculo – e para isso trouxemos algumas dicas que irão facilitar o seu início no curso.

Dica # 1: Faça boas anotações, e mantenha-as depois das aulas.

Livros didáticos de engenharia podem ser densos, mas suportáveis se você quebrar o tédio. Fazer a sua leitura com um marca-texto, usar marcadores de página e post-its com palavras-chave já facilita. Quando a aula acabar, mantenha seus livros mais úteis e bem escritos por perto. Suas anotações e destaques serão inestimáveis mais tarde então você pode até passá-las para um arquivo digital e, neste caso, notebooks e tablets são muito bem-vindos permitindo acesso rápido às suas fórmulas mais utilizadas.

Dica # 2: Faça perguntas, tanto em sala de aula quanto fora.

Seus professores querem que você aprenda. Mas, se a única coisa que você perguntar for: “Será que isto vai cair na prova?”, então você não estará aproveitando seu conhecimento ou vontade de ajudar! Peça exemplos adicionais para esclarecer questões e conceitos difíceis. Muito frequentemente, seus colegas vão lhe agradecer pela iniciativa de falar, e seu professor vai apreciar a sua atitude de fazer peguntas que complementem o material, afinal, além de termos que saber as respostas, temos que saber fazer boas perguntas.

Dica # 3: Tente resolver o problema antes de pedir ajuda.

Você vai estar mais propenso a obter ajuda se já der um pontapé inicial na resolução de um problema. Mesmo se você estiver totalmente perdido, faça um esforço legítimo para resolver um problema antes de pedir ajuda a outros. Assim, quando você for dividir suas dúvidas, já vai estar preparado para discutir a partir do que já tentou, principalmente se tiver junto o seu papel de rascunho mostrando todas as suas tentativas.

Dica # 4: Conheça seus professores.

Desenvolva um bom relacionamento com seus professores para que você se sinta confortável para abordá-los e pedir ajuda. Conheça um ou dois professores-chave particularmente bem, assim poderá recorrer a eles para obter ajuda com os seus deveres, uma visão sobre o mercado de trabalho e programas de pesquisa.

Dica # 5: Forme um grupo de estudo.

Trabalhar sozinho ás vezes pode ser irritante, principalmente se você estiver preso em uma questão difícil de resolver. Trabalhando com mais pessoas, não só compartilhará diferentes pontos de vista como também se sentirá útil ao fornecer o seu incentivo e coleguismo. Duas cabeças já pensam melhor que uma, não é? Então imagina se você formar um grupo de colegas com o mesmo objetivo: focar nos estudos. Se a distância for um empecilho, há muitos aplicativos e redes sociais que podem servir como “local de encontro” e troca de informações entre vocês.

Dica # 6: Ensine alguém.

Uma das maneiras mais eficazes de garantir que você entendeu algo é explicar este conteúdo a outra pessoa. Além de testar o seu conhecimento sobre o assunto, tendo que explicá-lho detalhadamente, poderá obter um novo resultado e ver a situação de outro ponto de vista a partir da troca de ideias durante o processo. Você pode ensinar a um colega uma matéria que tem mais facilidade e receber ajuda dele sobre uma matéria que ele entenda melhor e que você tenha dificuldade. Os dois aprenderão mais rapidamente contando com a ajuda um do outro. Buscando uma didática para o estudo, comecem cada novo tema tendo como base o último, e não avancem até que já os dominem.

Dica # 7: Faça pesquisas fora da Engenharia.

Os engenheiros mais bem sucedidos são aprendizes insaciáveis, por isso buscam ampliar seu conjunto de habilidades em geral. Muitas universidades permitem a participação em aulas de outros cursos, e isto pode trazer conhecimento dos mais variados assuntos.  Aulas de design, por exemplo, podem ensiná-lo a representar visualmente, através do desenho, uma informação e/ou ideia. Aulas de redação e gramática podem aprimorar suas habilidades de se comunicar por escrito e as disciplinas de cunho administrativo/empresarial podem prepará-lo para tarefas organizacionais e cargos de liderança assumidos mais tarde em sua carreira. Se isto não for possível, utilize-se das ferramentas de pesquisa, de livros e dos inúmeros tutoriais disponíveis na Internet. Nunca fique contente apenas com o que for apresentado em sala de aula.

Dica # 8: Aprenda outro idioma.

A Engenharia não conhece fronteiras políticas ou culturais. Engenheiros tem demanda em todo o mundo. Aumente a sua capacidade de estar entre os melhores tornando-se expert em outro(s) idioma(s) e não tenha medo de pensar em sua carreira em um nível global. Sonha em construir pontes na China? Comece a aprender mandarim!

Dica # 9: Faça um estágio.

Uma das melhores atividades para testar todo o seu aprendizado é uma experiência de estágio. Estágios aumentam o seu nível de maturidade e fazem mais do que agregar o seu currículo, eles demonstram para os potenciais empregadores que você pode se comprometer em trabalhar como parte da equipe, devido a sua experiência prática obtida no projeto. Esta experiência também vai reforçar o conhecimento “da teoria” que você aprende em sala de aula. Participe em quantos projetos práticos for possível, especialmente aqueles que te dão um friozinho na barriga e te motivam pelo desafio a ser vencido.

Dica # 10: Identifique sua inspiração.

O que fez você decidir por estudar engenharia? Como você se enxerga daqui 10 anos? Sendo um profissional de que área? Saiba mais sobre você mesmo e fique atento a que assuntos trazem maior motivação. Ter sua inspiração definida vai facilitar na pesquisa de informações sobre como os indivíduos e as empresas da área tem procurado e encontrado o sucesso. Entenda-os e aplique seus comportamentos desde agora.

Dica # 11: Tenha coragem e persevere.

A engenharia é um curso difícil para todos, não importa suas experiências anteriores ou pontuações de QI. Cada futuro engenheiro terá que vencer problemas aparentemente impossíveis, professores irritantes e provas angustiantes. Sabendo das inevitáveis ​​pequenas falhas de todos nós seres humanos estudantes, reconhecer que você está desafiando a si mesmo, como nunca antes, e alavancar-se com as experiências difíceis, é uma forma de manter-se com o foco no diploma e perseverar nestes anos de faculdade. Perceba que estando em constante aprendizado sua evolução será natural: a cada dia você estará melhor, mais experiente, mais maduro e muito mais inteligente. Isso é tudo mérito seu!

Redação: Coisa de Engenheiro

Leia Mais:
– Como evitar o “branco” na hora da prova?

 

1 Comentário

  1. Amei muitooo esse site! Sou estudante de Engenharia de Produção, realmente é um desafio e sim eu estou desafiando a mim mesma, isso é o que mais me motiva, eu mesmo estar me desafiando. Parabéns pelo site. =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here